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A consultoria é um misto de conhecimento, muita informação, informação constantemente atualizada, empatia, percepção, sintonia interna e empatia, visão sistêmica, facilidade de encontrar caminhos e soluções, propensão e arte para a ação, novamente empatia, muito bom senso e muita facilidade de interação pessoal. Enfim, é simples, mas não é fácil!



Mundo Paralelo nas Corporações

Este texto vem bem a calhar...rs... Garimpado nas mais longínquas profundezas da net, tem todo o tempero do que podemos chamar de corporativismo contemporâneo, com todas as suas modas e tendências revolucionárias que no fundo.. no fundo.. sempre sobra pro Zé...
Boa leitura... Ótima reflexão...


Vocês se lembram do Mitzplik?
Ele era aquele vilão do desenho animado dos Super Amigos que vivia em um mundo paralelo: – o mundo de bizarro! Ele vivia tentando transformar a terra e as pessoas em bizarros. O único antídoto era fazê-lo dizer seu nome ao contrário: Kilpztim!
Nosso mundo corporativo estão repletos de Mitzpliks, transformando o mundo real em um mundo paralelo, cheio de loucuras e bizarrices, invertendo a realidade, criando verdades que só existem em suas cabeças e construindo suas próprias interpretações.
Certa vez, um alto executivo ao ver o resultado muito ruim de uma daquelas pesquisas de clima organizacional, disse: - ˜Pessoal, acho que vocês não entenderam o objetivo desta pesquisa. Uma nota ruim prejudica a vocês mesmos. Esta nota não reflete o clima real de nossa área, a questão é que vocês são exigentes demais com vocês mesmos˜.
Bem, se a pesquisa de clima não representa o clima… ela representa o que, então? Tá achando estranho? Então confira a continuação desta história…
“Quem faz o clima de trabalho aqui, senhoras e senhores, são vocês. Então, se tem algo errado, a culpa é de todos. Então, sugiro que vocês se reúnam em grupos, discutam e definam os planos de ação que a gestão deve implementar para a melhoria do clima de trabalho!˜
Quando eu ouço coisas como esta, eu penso: Pé Pé Péraê! Deixa eu entender uma coisa: – Os próprios colaboradores é que vão definir os planos de ação para resolver os problemas de gestão? Será que este cidadão acredita mesmo nisso? Parece que sim… E todas as pessoas também, pois elas se voluntariam para montar os grupos e discutem fervorosamente sobre o desconto na academia, o bolo para os aniversariantes do mês, as recomendações de que os gestores devem falar mais parabéns e obrigado, etc e tal! Enquanto isso, os problemas e os chefes ficam escondidos… E no ano seguinte, Voilà (Voá-la, com biquinho e tudo) – Adivinhe! Nota ruim de novo!!!
Agora sim, moçada, a culpa é de vocês mesmos que fizeram os planos de ação…
Que tal começar hoje mesmo a falar seu nome ao contrário? ¿ Kilpztim

A Fábula do alto executivo



Esta é a fábula de um alto executivo que, stressado, foi ao psiquiatra.

Relatou ao médico o seu caso.

O psiquiatra, experiente, logo diagnosticou:

- O Sr. Precisa se afastar por duas semanas da sua catividade profissional.
O conveniente é que vá para o interior, se isole do dia-a-dia e busque algumas actividades que o relaxem.

Então o nosso executivo procurou seguir as orientações...

Munido de vários livros, CDs e sem o celular, partiu para a fazenda de um
amigo.
Passados os dois primeiros dias, o nosso executivo já havia lido dois livros
e ouvido quase todos OS CDs.
Continuava inquieto. Pensou então que alguma actividade física seria um bom
antídoto para a ansiedade que ainda o dominava.
Chamou o administrador da fazenda e pediu para fazer algo.
O administrador ficou pensativo e viu uma montanha de esterco que havia
acabado de chegar. Disse ao nosso executivo:
- O Sr. pode ir espalhando aquele esterco em toda aquela área que será
preparada para o cultivo. *

O administrador pensou consigo:
"Ele deverá gastar uma semana com essa tarefa".
Ledo engano.
No dia seguinte o nosso executivo já tinha distribuído o esterco por toda a
área.
O administrador então lhe deu a seguinte taref: abater 500 galinhas com uma
faca.
Essa foi fácil: em menos de 3 horas já estavam todas prontas para serem
depenadas.
Pediu logo uma nova tarefa.
O administrador então lhe disse:
- Estamos iniciando a colheita de laranjas. O Sr. vá ao laranjal levando
três cestos para distribuir as laranjas por tamanho. Pequenas, médias e
grandes.
No fim daquele primeiro dia o nosso executivo não retornou.
Preocupado, o administrador se dirigiu ao laranjal.
Viu o nosso executivo com uma laranja na mão, os cestos totalmente vazios,
falando sozinho:
- Esta é Grande; não, é média. Ou será pequena ???
- Esta é pequena; não, é Grande. Ou será média ???
- Esta é média; não, é pequena. Ou será Grande ???

Moral da história:
Espalhar merda e cortar cabeças é fácil. 
O difícil é tomar decisões !!!