Bem vindo...

A consultoria é um misto de conhecimento, muita informação, informação constantemente atualizada, empatia, percepção, sintonia interna e empatia, visão sistêmica, facilidade de encontrar caminhos e soluções, propensão e arte para a ação, novamente empatia, muito bom senso e muita facilidade de interação pessoal. Enfim, é simples, mas não é fácil!



Sou dependente de uma Independência real

Independência ou morte. Lá atrás, no tempo do guaraná com rolha escreveram isso na história do Brasil.
Era uma época estranha, tinha gente que trabalhava amarrada a correntes de ferro fundido. Não recebiam salário e seus pais, filhos e toda a geração descendente desses, trabalhavam juntos para um mesmo senhor.  


Época de grandes latifúndios (ah, não lembra disso? puxa... quarta ou quinta série, faz tempo né...rs...) onde os fazendeiros é que mandavam apoiados numa politicagem parceira e só governavam para os próprios interesses. Xiii, não é muito diferente de hoje, né.... 


Pois é.... Nessa época fizeram um teatrinho lá perto do Ipiranga (um riacho em Sampa que hoje nem se enxerga mais, virou esgoto canalizado). Um tal de D. Pedro, que se dizia filho do rei, estava passando por São Paulo e recebeu uma carta com um puxão de orelha que seu pai, el Rei, mandou por intermédio de um courier, dizendo que deveria ir já pra casa... Essa casa era num país distante, antigo, de sete séculos de existência, do outro lado do oceano. 


Continuando essa estorinha, o Pedrinho embirrou-se e disse que não ia, bateu pé e foi apoiado por um pessoal barra pesada....O Pedro andava em más companhias, andava com aqueles cabras que adoravam escravizar pessoas diferentes na cor (um povo nobre vindo de terras distantes, muitos eram inclusive reis que perdiam suas batalhas e eram vendidos junto com sua família e seu povo como se fossem espólio de guerras aos brancos mercadores). Acredite, essa turma barra pesada eram os mesmos fazendeiros dominantes que quiseram manter o "status quo", pois viram e temeram o restante da América se libertando e revolucionando o colonialismo.  


Esses cabras latifundiários sentiram medo do processo de libertação hispânica da América do Sul e fizeram uma futrica com o Pedrinho e não deixaram ele se mandar pra casa dele em Porto Cale. Vai que a moda sulamericana pega por aqui e tudo fica diferente. Costuraram uma trama legal pois nem exército existia, como romper bruscamente com a coroa que era dona do exército?


Uma Independência assim era bem conveniente às classes dominantes. É  de revoltar um povo, né....
Até se tentou antes da "Independência" revolucionar o "modus vivendi" colonial. Poucas revoltas surgiram aqui e ali. Alguns anos antes enforcaram e esquartejaram um representante de uma dessas revoltas, o mais fraco socialmente, que não tinha nem dinheiro e nem influência suficiente pra se safar como os outros revoltados fizeram. 
Esse Arrancador de Dentes era exemplo de uma imitação de classe média ainda surgindo, que não era pobre (pelo menos era livre, não estava amarrado a uma corrente), mas também não vivia na corte, não tinha título nobre, apenas o idealismo inocente apregoado pelos intelectuais da época que se inspiravam no Iluminismo tão em moda no resto do mundo (primeiro mundo, claro). Mas a grande verdade é que se revoltavam pela cobrança excessiva de impostos por parte da corte (ao menos isso, né... hoje em dia nem revolta existe mais, impostos sim, e cada vez maiores).


A ideia de Independência foi surgindo nas cabeças desses brasileiros de classe dominante através dessas revoltas, que os fizeram entender que pagar impostos para a Matriz era um erro. Mas deturparam essa intenção que até então havia nascido nobre. Os impostos impediam que o Brasil ganhasse condições mais sociais de crescimento, pensava-se em uma melhor distribuição de nossas riquezas, nosso ouro deveria ser de todos e não de um reino do outro lado do oceano. Porém na politicagem tudo se resolve olhando pro próprio bolso e a Independência seria apenas um instrumento de mudança, mas uma mudança apenas de cofres. Sairia o cofre dominante europeu e entraria o cofre dos grandes produtores bem defendidos e representados pelos homens políticos, os amigos do Pedrinho. Onde a riqueza já existia tornou-se ainda maior. A pobreza e a escravidão se mantiveram, e essa última ainda perdura até os dias de hoje em certos lugares, ou melhor, sou capaz de apostar que essas duas ainda permanecem até os dias de hoje como frutos de um apartheid social que perdura como no colonialismo.

Bom... Por que estou relatando essa Historinha Avacalhada
Simples, apenas estou mostrando de uma forma diferente algo que é ainda igual nos dias de hoje. Continua a mesma coisa. 
Ainda somos dependentes de um desenho social semelhante ao colonialismo. Temos uma identidade como nação, mas internamente continuam as mesmas relações entre latifúndios e empregados, entre contribuintes de impostos e um gigantesco estado que está apático as suas mazelas (corrupção e partidos que só enxergam os interesses próprios e do mercado).


O país tem hoje muito mais Tiradentes (sem no entanto o espírito de revolta), porém os escravos ainda estão por aqui e são muitos também.  


Independência só existe com igualdade social, sem querer chover no molhado, pois acho que muitos já estão cansados do mesmo discurso.
Então, expondo de uma forma diferente: Independência só existe mesmo com inserção justa em nossa sociedade de povos que foram retirados de seus locais de origem (índios e negros), que foram explorados e humilhados tão intensamente, que esses se desmontaram como grupos de raças de diversidade cultural tão rica que pouco se lembram de suas raízes. 
Independência só existe com aplicação correta dos impostos que nos são empurrados garganta a baixo, com retorno visível das nossas riquezas aplicadas pelo menos em áreas básicas como saúde, educação e saneamento.
A Independência na verdade de que necessitamos é da situação de povo subdesenvolvido e explorado. 
Será que conseguiremos? Pense nisso neste 7 de Setembro.

Feliz Sédessetembro!!!

Milton Ramos

2 comentários:

  1. E o pior de tudo é que depois deste "arranjo", a coisa continuou, quando os irmãos Andrada propuseram uma Constituição avançada e foram destituídos, sendo outorgada uma Constituição.

    Quando, muito tempo depois, revoltados pela tentativa de libertação dos escravos, os mesmos fazendeiros deram um golpe militar e impuseram uma república que de democrática nada tinha.

    E a coisa vem rolando. À cada tentativa de libertação, vem um novo golpe.

    Será que acabou?

    ResponderExcluir
  2. Escravidão, exploração,impunidade, um numero infinito de barbaridades acontecem nesse nosso país, coisas erradas, pessoas em cargos errados. E o pior de tudo não adianta tentar mudar, pois de um jeito ou de outro aqueles que tentam melhorar esse monte de ilegalidades acaba sendo perseguido e paga com a própria vida exemplos temos vários...
    Independência???? qual é mesmo o significado dessa palavra??? isso com certeza nunca tivemos...
    Sra G.Bola...

    ResponderExcluir

Caso essa leitura tenha te agradado ou chamado a sua atenção, não deixe de comentar. Opine sobre esse assunto. Grato!