Bem vindo...

A consultoria é um misto de conhecimento, muita informação, informação constantemente atualizada, empatia, percepção, sintonia interna e empatia, visão sistêmica, facilidade de encontrar caminhos e soluções, propensão e arte para a ação, novamente empatia, muito bom senso e muita facilidade de interação pessoal. Enfim, é simples, mas não é fácil!



Desperdício ou Disperdício


by Homem Robô (blog Ovelha Elétrica)

Na dúvida, procure no google, certo? Quem der mais resultados está correto. Certo? Não. Errado. O google não é dicionário de português. E também não é consultório médico, psicólogo, terapeuta ou advogado. Na dúvida, procure pelo dicionário, primeiro. Saca só o resutado da pergunta do título:

Resultados 1 – 10 de aproximadamente 4.370.000 para desperdício
Resultados 1 – 10 de aproximadamente 4.400.000 para disperdício

Praticamente um empate técnico.

Só estou comentando o assunto para levantar que a relevância do resultado da busca do google anda derrapando feio, por dois motivos básicos: a base de dados antiga e o SEO marketeiro. Nada contra o SEO marketeiro, que precisa vender para quem precisa aparecer. Mas aí sobra o primeiro motivo: a base de dados, já antiga e ultrapassada. E com isso, sai a relevância e entra o garimpo.

Que atire o primeiro teclado quem nunca procurou por uma notícia recente e deu de cara com uma notícia de alguns anos atrás. E quem aí já perdeu uma boa meia hora tentando achar notícias recentes sobre o melhor antívirus do mercado ou qual foi o último upgrade daquele software que você baixou no ano passado.

Ou pior, você acha, mas o site que aparece pede cadastro. Tipo o sinistro Experts Exchange, que é campeão em resultados, mesmo com o conteúdo fechado. Das duas uma, ou rola uma verba nervosa para que o site apareça nos primeiros resultados mesmo sem ter conteúdo algum ou o google tá vacilando forte na lógica da busca. Com isso, já já vai acontecer o mesmo que aconteceu com o Yahoo! da era do diretório. Era tanta categoria, tanto site, que acabou minguando por falta de cuidado e pelo excesso. O google, a meu ver, está trilhando o mesmo caminho.

Pode ser viagem minha, mas tou numas de não idolatrar qualquer tipo de hype de internet. Seja Apple, podcast, orkut, twitter, wikipedia, blogger, blogueiro, qualquer technologia ou gadget. Porque no fim, sempre aparece uma novidade, um upgrade ou um concorrente. É tipo o que acontece com o Firefox ganhando terreno do IE. O Firefox funciona, e bem. É só esperar que, com o tempo, vai colocar o navegador da Microsoft no chinelo. Fato.

Gosto de serviços quem funcionem. De preferência a meu favor. Já faz um bom tempo que recebemos emails pedindo para trocar banner com o Ovelha. E nem temos banner para trocar. A troca nem sempre sinaliza a lua-de-mel de blogs, mas leva em conta o sistema de ranking do google. Algo na linha do “quanto mais links para o meu site, mais pontos eu ganho no google”. Não aprovo esse approach. Não fazemos troca-troca para ganhar ou dar visitas. Não queremos gerar visitas dessa maneira. Não é um método justo de escalar o restultado da busca por que não tem critério. Pouco me importa se teu site é bem rankeado. Se tá ou não no technoratti. Não somos muito chegados a rótulos, prêmios, títulos ou manias.

No âmbito pessoal, pouco me importa se teu perfil no likedin tem 500 contatos, se você tem 1000 amigos no orkut, se o teu site é famoso aqui ou acolá. Pouco me interessa se você tem a gadget que tá na moda, ou se o filme do diretor iraniano ganhou ou não um Oscar. Pouco me interessa em saber se o fulano falou que o disco novo do Zé Fulano é bom ou ruim. Se o crítico deu nota boa ou ruim pro último filme do Woody Allen. Eu gosto de testar e encontrar minhas próprias conclusões. Acho válido testar. Acho mais lógico pensar. E me interesso pela qualidade. Sorte minha que o conceito de qualidade é subjetiva.

Mas ultimamente tenho notado que quanto mais gente entra na internet, mais a internet fica parecida com a TV. E como na TV, a gente acaba precisando dar muito zap pra ver algo legal, criativo, inspirador e com um mínimo de inteligência. E ultimamente, até o controle remoto da internet anda falhando.

Se alguém aí tiver uma previsão otmisita ou um algorítimo de busca melhor, me avise. Por que garimpar coisa boa no meio de 4.000.000 de resultados tá ficando cada vez mais difícil.

Um comentário:

  1. parabéns pela opinião de própria cabeça...concordo com muita coisa com vc

    ResponderExcluir

Caso essa leitura tenha te agradado ou chamado a sua atenção, não deixe de comentar. Opine sobre esse assunto. Grato!