Bem vindo...

A consultoria é um misto de conhecimento, muita informação, informação constantemente atualizada, empatia, percepção, sintonia interna e empatia, visão sistêmica, facilidade de encontrar caminhos e soluções, propensão e arte para a ação, novamente empatia, muito bom senso e muita facilidade de interação pessoal. Enfim, é simples, mas não é fácil!



O Tempo









Vejo meu filho crescendo no meio de uma parafernália de trecos eletrônicos (computador, celular, video-game, mp3, tv) e lembro do tempo que mal assistia a tv em preto e branco da minha vizinha...rs... o tempo demorava a passar naquela época...

Hoje o guri se conecta ao mundo de diversas formas, msn com os amigos da escola, sites de foruns para troca de segredos de games, os filmes e shows na tv, trabalho de escola pesquisado na internet. Com 10 anos o muleke conhece todos os candidatos a governador, senador e presidente que se apresentaram por São Paulo. Sabe o valor da cotação do dólar para comparar preços de games nacionais X internacionais via sites de e-commerce. Numa conversa rápida, onde o questiono se entende o conceito sobre um tal assunto, logo me volta com uma resposta que pesquisou no Google, afirmando categoricamente que existem até casos comprovados sobre a eficácia de tal ou qual tratamento, produto, regime político, ou mesmo acontecimentos triviais.

Meu... ainda me questiono se a minha infância foi realmente passada nesse planeta, tal a mudança entre o ontem e o hoje.

Não sou de ficar revivendo tempos ou mesmo debatendo se o passado é melhor ou pior que o presente. Mas levantei esse assunto para tocar em outro, o do Tempo... o nosso tempo, o tempo da criança e o tempo de um cidadão do interior.

Já li nem sei onde, que a sensação que temos de que o tempo está passando rápido de mais se deve ao fato do eixo magnético do nosso planeta estar se deslocando do pólo norte para o sul do continente Europeu e com isso o movimento rotacional está sendo afetado, causando assim uma aceleração nos metabolismos dos humanos. Não que o tempo esteja mais acelerado, não é isso, mas a leitura afirmava que não é apenas uma sensação mas sim fato real, que está acontecendo devido à acelaração das partículas desordenadamente..etc e etc....

Bom pra dizer a verdade a leitura que fiz era tão confiável que nem sei dizer a fonte...rs... Se fosse realmente séria com certeza eu lembraria.

Mas o fato é que a sensação que temos de o tempo estar acelerado (sendo que o ano começou ontem e já estamos em Novembro, ou seja, no final do ano) pode ter uma explicação mais realista e aceitável. Pergunte ao morador de uma cidadezinha chamada Santa Fé do Sul no interior paulista, divisa com o Mato Grosso do Sul. Será que esse tem a mesma sensação que a nossa (ao menos a minha, sendo eu morador da grande São Paulo) ? Com certeza, e olhe lá, dependendo de quem se apresente para esse questionamento, o cabra vai responder que muito pelo contrário: “ cada vei mais o tempo dimora dimais pa passá...” E ainda vai complementar: “devi di sê pro caus da chuva que num veim nem cum reza braba...”

Se perguntarmos pro meu filho, e já fiz isso, ele responde: “que nada pai, o tempo demora pra caramba, tá demorando pra chegar o dia das crianças, o meu aniversário, o Natal”...rs...

Pra traçar um paralelo entre a criança, o homem do campo e a gente da cidade devemos entender que a noção de tempo que temos está ligada intimamente com as nossas atividades pessoais e profissionais. Morando e vivendo em grandes metrópoles o tipo de atividade que teremos estará fatalmente associada a velocidade, a multi-tarefa, a produção rápida e lucrativa no menor tempo possível.


Sem contar que temos um delay aí, que é o deslocamento entre o nosso lar e a atividade fim. Por morarmos em cidades enfrentamos transito engarrafado e transporte de massa quase sempre muito lotado, de má qualidade, sem muitas opções, e assim distâncias que a princípio nem são tão grandes acabam sendo demoradas para serem transpostas. Em média um trabalhador morando no subúrbio de uma ciadade leva em torno de 3 a 4 horas diárias para ir da casa ao trabalho e depois voltar ao lar. Somamos as 8:30 ou até 10, 12 horas de trabalho, temos um total de 16 horas arredondando. Sobram-lhe 8 a 10 horas do dia para viver a família, cuidar da higiene, dar um trato na companheira, dormir e... “beijo, querida, até mais tarde”...

Quando um caboclo trabalhador médio de uma metrópole sai pra trabalhar ainda é noite e qdo retorna já escureceu. Cadê aquela sensação de que o tempo demora pra passar?...rs....

A atividade infantil é hoje em dia mais rica que a do meu tempo - seu tempo, pensa que não sei sua idade, é? rs.... - mas mesmo assim, a criança enxerga um tempo mais alongado que a gente, elas tem a sensação de que tudo durará eternamente, o sentimento de infinito e imortalidade nelas é latente.

Quase a mesma coisa podemos dizer do morador/trabalhador do interiorrrrrr... Este por sinal, tem a mesma sensação alongada do tempo, está inclusive mais conectado com as ações temporais e sazonais. Sabe até quando inicia a primavera, sabe que o tempo irá mudar: “carrega a capa que a chuva envém”. Enquanto nós mal conseguimos olhar pro céu, nos falta esse contato com as forças naturais devido a nossa ânsia de urgência. Desejamos que o final de semana chegue logo, e quando chega, cansados que estamos, nem conseguimos alongar os dois dias (e isso é luxo de poucos, a maioria só tem um dia de descanso e isso quando não leva note pra trabalhar em casa) e já estamos na segunda-feira.

A vida é acelerada para a maioria dos humanos urbanóides, vemos isso até nas relações pessoais, mal temos amizades duradouras, sempre temos muitos contatos no orkut, facebook, msn, mas amizade mesmo são poucas, pois mal temos tempo pra nós mesmos. Veja o imediatismo das coisas, quem consegue ler um jornal inteiro em papel hoje em dia? Lemos a síntese do site do Uol, ou Terra. Sabemos um pouco mais das notícias pelos radios enquanto dirigimos pro serviço (e como essas notícias nos chegam cortadas, mal temos tempo de formarmos opiniões complexas).

E por falar em falta de complexidade devido a falta de tempo, a velocidade do dia-a-dia tem na internet o seu mais gritante exemplo. Quer coisa mais rápida e raza que os textos com no máximo 140 caracteres do Twitter?

Sábio o sujeito que consegue do pouco tirar muito, assim tendo pouco tempo consegue maximizar suas tarefas, acochambrando aqui e ali, encaixando uma atividade, saltando outra, otimizando uma tarefa para não ter que voltar a faze-la novamente e dessa forma gerenciando o seu tempo como o seu bem mais precioso. Fiz um curso a dois anos de gerenciamento do tempo. Não sei se fui um bom aluno, mas com certeza tento aplicar alguma coisa no meu dia-a-dia. Recomendo que façam.

Quanto ao meu transporte pro serviço? Tento fugir do horário do rush. Como minha atividade nem sempre depende de horário fixo de chegada e de saída, tento evitar o horário de transito, assim ganho pelo menos 40 minutos a uma hora chegando mais tarde e saindo mais tarde. A família agradece, pois passo um pouco mais de tempo com eles, e de certa forma acaba não reclamando quando tenho que levar serviço pra casa..rs...

Pois li outro dia desses em um perfil de msn: Cada minuto que vivo pode ser meu ultimo instante de vida.

Putz, impressão minha ou já se passaram 3 horas desde que comecei a digitar esse texto e com ALT + TAB aplicar um dataset numa base, passar rapidamente no Facebook, zapear o Twitter, ler e responder a alguns e-mails, comer um sanduíche de pão com queijo e assistir ao programa do Jô? Rs...

Veja um pouco mais:
http://zonezero.com/magazine/essays/diegotime/time.html
http://www.portalcmc.com.br/sakaizen11.htm
 
 
SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS

A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas: há tempo...
Quando se vê, já é 6ªfeira...
Quando se vê, passaram 60 anos...
Agora, é tarde demais para ser reprovado...
E se me dessem - um dia - uma outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio.
seguia sempre, sempre em frente ...
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.
Mario Quintana ( In: Esconderijo do tempo)

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí, entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número,
e outra vontade de acreditar que daqui para diante vai ser diferente.
Carlos Drummond de Andrade